Brasil

Vendas do comércio caem 0,6% em novembro de 2022, apesar da Black Friday

Resultado negativo reverte sequência de três altas consecutivas do setor, que figura 2,6% acima do nível pré-pandemia, mostra IBGE

Nem mesmo a Black Friday foi suficiente para impulsionar o quarto resultado mensal  consecutivo do comércio em novembro de 2022, período em que o volume de vendas caiu 0,6% na comparação com outubro. O resultado foi apresentado nesta quarta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com as variações positivas apresentadas pela PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o setor acumula alta de 1,1% de janeiro a novembro e de 0,6%, nos últimos 12 meses. Apesar das evoluções, o setor encontra-se 3,6% abaixo do maior nível da série, registrado em novembro de 2020.

Nos meses de agosto (+0,2%), setembro (+1,1%) e outubro (+0,3%), o segmento voltou a crescer após duas baixas consecutivas. Com as oscilações, o ramo encontra-se 2,6% acima do nível de fevereiro de 2020, último mês sem os efeitos da pandemia de novo coronavírus na economia nacional.

Cristiano Santos, gerente responsável pela pesquisa, avalia que a Black Friday, evento de vendas com desconto que acontece no fim de novembro, não resultou em números muito positivos para o comércio varejista.

Ele ressalta que uma atividade que a atividade de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que costuma ficar mais aquecida no período, recuou após dois meses de crescimento expressivo.

“Esse desempenho mais fraco da Black Friday contribui fortemente para o resultado negativo do setor varejista em novembro. As condições macroeconômicas, como a falta de crescimento de crédito, a alta dos juros, a estabilidade do valor do Auxílio Brasil e a volta da inflação, acabam impactando a renda das famílias e diminuem o consumo”, explica Santos.

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