A contemplação da natureza é o maior apelo de um dos novos destinos turísticos da cidade de Serra do Navio, a cerca de 200 quilômetros de Macapá, curiosamente explorando um símbolo do desaquecimento da economia local, as velhas minas de manganês exploradas por quase 50 anos e hoje praticamente abandonadas.
Uma dessas atrações é o Mirante da Mina F-12, que o guia de turismo Wirley Almeida, organiza excursões de turistas de Macapá e também de todas as partes do país, gente com espírito aventureiro.
Para chegar ao mirante, claro, não tão simples assim, é preciso encarar primeiro uma voadeira para atravessar o Rio Amapari e depois disposição para fazer a trilha de aproximadamente uma hora subindo a montanha até seu platô. “Já fiz essa experiência duas vezes e recomendo, pois é altamente recomensador, primeiro pela sensação de superar a escalada e depois pelo visual que é incrível”, diz Adrya Viviany, que é servidora pública.
Contemplação
O guia Wirley Almeida costuma incentivar os turistas a registrarem fotos e vídeos da experiência e organiza um ranking das 10 melhores imagens da visita ao Mirante. “Esse local da um contraste perfeito de neblina com nascer do sol a impressão é que estamos a cima das nuvens”, ressalta o profissional.
Informações: cleberbarbosa.net