Política Nacional

Jean Paul Prates será indicado para a presidência da Petrobras

Anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia; indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (3) que o ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN) será indicado para exercer o cargo de presidente da Petrobras e de membro do Conselho de Administração da empresa. O anúncio foi feito por meio de um comunicado.

De acordo com a nota divulgada pelo ministério, “a indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil da Presidência da República”. O parlamentar era o principal cotado para assumir o comando da estatal e participou do grupo técnico de Minas e Energia da equipe de transição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Política de preços

A política de preço da Petrobras é um dos pontos sensíveis da empresa, na avaliação do ex-senador. Durante os trabalhos na equipe de transição, ele afirmou que a metodologia é uma política de governo, e não de Estado.

Por isso, há a expectativa de mudanças nos cálculos, de forma a reduzir o valor pago pelo consumidor nos produtos derivados do petróleo. A Petrobras adota o modelo de PPI (Preço de Paridade Internacional), o que faz com o que o valor da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

“Vejo a Petrobras como uma empresa que precisa olhar para o futuro e investir na transição energética para atender às necessidades do país, do planeta e da sociedade, além dos interesses de longo prazo de seus acionistas”, declarou o ex-senador Jean Paul Prates ao anunciar sua indicação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo