Da Redação
O Hemoap (Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá) reforça a importância da doação de sangue nesta reta final de 2022.
“Esse período de dezembro e janeiro é o mais sentido aqui no Hemoap. Incentivamos a população do Estado a comparecer neste momento de humanização e ajudar até 4 vidas. Esta seria a melhor ação do ano”, disse a diretora-técnica, Hellen Bittencourt.
Para aquele que deseja ser um doador, precisa preencher alguns requisitos: Ter entre 16 a 69 anos (sendo que menores de idade, ter uma autorização formal dos pais ou responsáveis), documento oficial com foto, estar bem alimentado, repousar bem na noite anterior e sem algum tipo de doença ou sintoma gripal.
O Hemoap funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 07h30 as 12h30, e está de portas abertas para quaisquer dúvidas encontradas pelo doador, onde se passa por vários critérios de segurança (saúde).
A procura pelo tipo de sangue é importante em todos os fatores, mas a tipagem O+ e O- é a mais procurada pelo Hemoap, ressaltando ainda que todos os fatores rh são essenciais.
O sangue é perecível, tem prazo de validade, e o Hemoap apenas faz a ligação entre o doador e o paciente que se encontra enfermo nos hospitais do Estado.
Reportagem: Lanna Coelho
Imagens: Erik Silveira