Cidade

Aumento de casos de HIV no estado é preocupante, afirma infectologista

Da Redação

Diversas instituições em todo Brasil aproveitam a campanha “Dezembro Vermelho” para alertar servidores e a comunidade, em relação a prevenção contra o vírus HIV.

Aqui no estado, a situação não é diferente. O Hospital Universitário (HU), aderiu a campanha e já realizou diversas atividades. De acordo com dados da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o número de infectados cresce consideravelmente.

“O combate a esse vírus não é só nas campanhas, mas durante todo o ano. Apesar do HU ter sido inaugurado recentemente, mas todos os efeitos comemorativos de sensibilização estamos abarcando, e este mês do “Dezembro Vermelho” não seria diferente. Foi realizado uma atividade com nossos colaboradores, onde destacamos sobre prevenção e infecção, sendo este o foco principal da campanha, onde entendemos qual a prática mais segura, o uso correto do preservativo em relações não habituais (vários parceiros) e o uso dos medicamentos adequados”, disse Rogério Scapin, médico infectologista.

Na palestra realizada, foi destaca informações sobre acidentes com materiais biológicos (uso de objetos perfuro-cortantes, contato com secreções ou mucosas), e o devido cuidado com pacientes HIV positivo. Caso aconteça algum acidente, comunicar imediatamente ao responsável do setor, onde será encaminhado ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), sendo realizado um teste-rápido (não só para HIV, como outras doenças contagiosas como sífilis, etc), e caso seja confirmado, o uso do medicamento adequado.

Esse crescimento considerado de casos de HIV em 2021 é relacionado principalmente aos casos de Covid-19, onde houve uma desmobilização dos outros serviços de saúde por conta dessa priorização. Com o controle em 2022, houve a volta da procura dos serviços, e as pessoas infectadas, procuraram se cuidar ainda mais, com o número alarmante de 273 novos casos, até o mês de outubro.

Reportagem: Luciane Alves

Imagens: Manoel Jr

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo