Diplomação: Clécio diz que palanques foram desmontados e que “é hora de governar junto ao povo”
Governador eleito, vice-governador, deputados federais, estaduais e senador foram diplomados na noite de segunda-feira (19) pelo TRE-AP.
Elden Carlos / Editor
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou na noite desta segunda-feira (19) a diplomação dos candidatos e suplentes eleitos no pleito de 2022. A cerimônia ocorreu no auditório do Cartório Eleitoral da 10°Zona, no bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá.
Os diplomas foram entregues aos eleitos governador e vice, senador, 24 deputados estaduais, 8 deputados federais, além dos suplentes, totalizando 54 diplomados. A sessão foi comandada pelo presidente do TRE-AP, desembargador Gilberto Pinheiro, que deixará o cargo em 2023, quando a presidência passa a ser do desembargador João Guilherme Lages.
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo.
O governador eleito, Clécio Luis (Solidariedade), disse que a partir da diplomação, ele passa a ser gestor de todos, e que os palanques foram desarmados com o fim da apuração. Ele fez referência ainda aos dias em que passou imerso em vários municípios, conhecendo seus problemas e potencialidades.
“A partir dessa imersão podemos conhecer melhor cada região. Concluímos o processo eleitoral e agora partimos para execução do nosso plano de governo. Quero ser um governador presente e que cumpra ao máximo o que está no nosso programa governamental. Vamos atuar com estratégias e modernos instrumentos de gestão para assegurar à população uma política efetiva de atendimento e serviços”, declarou.
O governador eleito, que já havia anunciado na segunda-feira (19) os primeiros nomes que irão compor seu primeiro escalão de governo, reforçou que ainda nesta terça-feira (20) deve anunciar novos nomes para pastas estratégicas, e que até o final da semana deverá estar com seu grupo formado.