Motorista de transporte escolar é alvo de tentativa de homicídio após denunciar exploração ilegal de madeira no Amapá
Israel Torres, de 49 anos, foi vítima de uma emboscada a tiros na manhã desta terça-feira (13) em uma ramal da comunidade de São Pedro do Caranã, localizada na altura do quilômetro 62 da BR-210, entre os municípios de Macapá e Porto Grande
Elden Carlos / Editor
O motorista de transporte escolar Israel Torres, de 49 anos, foi alvo de uma emboscada a tiros na manhã desta terça-feira (13) na região da comunidade de São Pedro do Caranã, localizada na altura do quilômetro 62 da BR-210 entre os municípios de Macapá e Porto Grande. Durante entrevista exclusiva ao programa Primeira Opção (rádio Equinócio 99,1FM), Israel contou que estava fazendo a rota do transporte escolar e, que naquele momento, carregava cinco crianças na Kombi.
“Eu já havia apanhado cinco crianças na escola. Quando chegamos em uma porteira, meu filho desceu para abrir a cancela. Foi nesse momento que vi dois homens saírem do meio do matagal, encapuzados, e usando armas longas, possivelmente espingardas calibre 12. Eles estavam escondidos apenas aguardando minha passagem. Meu filho entrou rapidamente e engatei a marcha à ré. Eles correram em nossa direção efetuando os disparos, mas, felizmente, conseguimos escapar ao ataque”, disse o trabalhador.
Israel seguiu com as crianças até a escola da comunidade de Tessalônica. “A escola da Tessalônica fica no alto da montanha e foi de lá que consegui sinal para acionar a polícia. Agora, estamos aguardando a chegada da viatura para iniciar as buscas pelos atiradores. Graças a Deus nossas crianças estão bem”, declarou.
Questionado se a ação dos bandidos foi uma tentativa de roubo, Israel foi enfático em afirmar se tratar de uma tentativa de homicídio por crime de encomenda.
“Tenho certeza que foi uma emboscada com fim de me matar mesmo. Há algum tempo venho denunciando o desmatamento ilegal nessa região para exploração ilícita de madeiras nobres. Sabendo dessas denúncias, um madeireiro passou a me fazer ameaças de morte. Aliás, assim que houve o ataque na manhã de hoje, ele (madeireiro) cruzou comigo no ramal, me olhando desconfiado, como se tivesse ido checar se o ‘serviço’ foi feito. Essa questão de extração de madeira ilegal vem crescendo muito aqui nessa área, mas as pessoas temem denunciar por causa das ameaças. Então, peço ajuda da polícia, Ministério Público do Estado e outros órgãos que possam nos auxiliar. São pessoas poderosas e dispostas a tudo”, concluiu.
Durante a entrevista, os apresentadores Elden Carlos e Haroldo Santos acionaram o comando da Polícia Militar do Amapá. O porta-voz da PM, Cap. Edson Cavalcanti, explicou os protocolos de atendimento de ocorrência, que devem passar inicialmente pelo Ciodes, mas que iria mobilizar a força de segurança no sentido de dar uma resposta ainda mais ágil ao caso, já que se trata de uma ameaça clara de morte.
O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), major Iram Andrade, que também foi acionado pela bancada do programa, afirmou que também entraria em contato com a vítima para poder dar os encaminhamentos necessários ao caso.
Imagem: Divulgação