2ª Edição do projeto “Brailando na Praça” trará conhecimento aos portadores de deficiência visual
Da Redação
Acontecerá na próxima terça-feira, 13, na praça Veiga Cabral, centro de Macapá, a 2ª edição do projeto “Brailando na Praça”.
“Esse projeto vem da necessidade as pessoas conhecerem o sistema Braile, e os mecanismos que utilizamos no dia-a-dia no nosso Centro de Apoio Pedagógico (Cap´s), e nas repartições ensino (escolas municipais, estaduais e universidades). O objetivo do projeto é esse: sair das paredes de ensino e vir à praça e mostrar a sociedade todo esse ensinamento”, disse o coordenador do projeto, professor Paulo Rogério.
Haverá uma vasta programação com início às 9h, com apresentação de um momento cultural (pessoa deficiente visual com voz e violão), exposição de material adaptado no sistema Braile, equipamentos utilizados dentro dos Cap´s, e o significados das cores de bengala utilizada (cada cor representa um tipo de deficiência visual).
Essa tonalidade de cor representa a deficiência do portador; verde (baixa visão); vermelha e branca (surdo-cegueira); branca (cega total). Nesse evento, a população sentirá in loco, as dificuldades enfrentadas pelos deficientes na sua rotina cotidiana: Como ela consegue se deslocar? Essa e muitas questões serão apresentadas na programação.
Vale ressaltar ainda que o projeto “Brailando na Praça”, foi premiado nacionalmente em Recife/PE, do “Referendo Microfone Braile”, com a apresentação de palestras dadas pelo idealizador Paulo Rogério.
O projeto conta com a parceria do Cap´s, prefeitura de Macapá, Leitura Inclusiva (Fundação Doria – São Paulo) e o Sinsepeap.
Reportagem: Luciane Alves
Imagens: Manoel Junior