Da Redação
Com o início do período de chuvas se aproximando em todo o Estado, a Defesa Civil municipal de Macapá, faz um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados, principalmente em locais com riscos de pontos de alagamento.
“A Defesa Civil da capital tem ao longo do ano, a realização de um planejamento de assistência emergencial, que concerne com todas as secretarias do município. Nesse meio, engloba a limpeza de canais com retirada de entulhos, limpeza de bueiros com a remoção de resíduos sólidos, entre outros; trabalho este que quando chega o período de chuvas, em parte, não teremos muitas demandas”, disse Aldair Santos, coordenador da Defesa Civil do município de Macapá.
A preocupação maior é em relação aos canais que circundam toda a capital. Os canais do Beirol e Nova Esperança são os mais suscetíveis à riscos de alagamentos e posteriormente, transbordamento, em relação ao lixo e restos de entulhos e material doméstico jogados por parte da população. É feita regularmente campanhas de conscientização sobre esses riscos e o descarte correto, e ainda é feito um monitoramento diário desses canais pela Defesa Civil.
Em relação as áreas de ressaca, quando há um acúmulo de chuvas isoladas e com terreno baixo e sem planejamento, há um volume concentrado de água num mesmo ponto, sendo alertado aos moradores residentes do local, manter distância desse local, pelo risco de contrair doenças como a leptospirose e bactérias.
Foi detectado também nesse período inverso, o aparecimento de animais peçonhentos e peixes elétricos (poraquê), que trará um risco maior a todos.
A Defesa Civil atende pelo número (96) 98801-1153, 24h todos os dias com equipes de plantão, e solicita a qualquer emergência ou riscos de alagamentos, que entre em contato e será atendido.
Reportagem: Elidiane Amaral