Corpo de Bombeiros alertam sobre risco do manuseio de fogos de artifício nesta época de Copa do Mundo
Da Redação
Geralmente em eventos comemorativos, as pessoas tendem a fazer a utilização de fogos de artifício, e nessa época de Copa do Mundo, a situação se agrava mais ainda como uma forma de comemoração. Contudo, é preciso ter um cuidado redobrado com esse tipo de material, que pode ocasionar vários acidentes.
“O ideal é você optar por outras formas de comemoração, como a utilização de material sonoro; porém, se o cidadão utilizar os fogos de artifício, é preciso ter certos cuidados, principalmente na hora da compra; de sempre obter em lojas especializadas, com certificados na embalagem, data de validade e regras de segurança, manter em local frio e seco, sem riscos de explosão”, disse o major Leandro Tomaz, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros/AP.
Lembrando ainda que a partir do momento do disparo da chama, é importante verificar a direção do vento, pois as chamas produzidas podem cair em material de fácil combustão e ocasionar assim, riscos de incêndio, como aconteceu na semana passada, na casa “Lagostão”, no vizinho município de Afuá, onde um manuseio falho acabou por ocasionar um incêndio de grandes proporções nessa casa de show, ocorrendo perda total do ambiente.
Ressalta-se ainda a importância do risco animal, que se tornam agitados e podem atacar o ser humano. Crianças de colo e idoso também são vulneráveis ao som produzido.
Outro problema enfrentado é o descarte do material, pois o explosivo é feito de material pesado, e pode contaminar o ambiente que se encontra. O ideal é após o uso, molhar, colocar em sacola e descartá-lo para o lixo.
Reportagem: Elidiane Amaral
Imagens: Manoel Júnior