Da Redação
A rede de saúde de Macapá vai ampliar o acesso dos pacientes que precisam de TFD (Tratamento Fora de Domicílio). O programa que hoje é regulado apenas em âmbito estadual, passará a fazer parte dos atendimentos especializados da capital, com recursos gerenciados pela própria prefeitura.
A iniciativa do legislativo municipal foi aceita pelo executivo, onde foram feitas adequações ao projeto de lei para garantir aporte financeiro para implantação do auxílio.
“Depois de muitos debates e discussões, conseguimos aprovar esse projeto, onde tivemos total apoio tanto por parte do legislativo como da prefeitura, e hoje está sendo cumprido mais um passo, para que o cidadão de Macapá que precisa desse tratamento, possa receber e ter a garantia do auxílio”, disse o autor do projeto, vereador Alexandre Azevedo.
A novo texto garante segurança jurídica para que a prefeitura possa receber recursos de emendas parlamentares e até doações da iniciativa privada para o custeio das despesas do TFD municipal.
“Com a ampliação do TFD municipal e a aprovação de uma rubrica específica pela prefeitura, poderemos receber recursos de emendas parlamentares, do próprio orçamento municipal, no sentido de ajudar a custear esse programa. Lembrando que o TFD tem a parte estadual, mas pela prefeitura, é apenas a complementação”, respaldou o prefeito Antônio Furlan.
Ainda não há uma previsão de quantos pacientes a prefeitura vai atender com o TFD municipal, mas de acordo com a Secretária de Saúde de Macapá, a gestão pretende focar nas demandas de especialidades infantis, dentro da média complexidade.
O TFD municipal prevê o amparo socioeconômico de pacientes que precisam de atendimento fora da capital. O suporte contempla despesas com passagens áreas, hospedagem e alimentação para garantir o tratamento de saúde.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Manoel Junior