Na maior vitrine de inovação da América Latina, em São Paulo, aconteceu a entrega da premiação do Startup Awards 2022, uma premiação anual, que foi criada pela Associação Brasileira de startups, ABStartup, que é o oscar das startups, com o objetivo premiar os destaques da inovação brasileira. A premiação aconteceu dentro da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – CASE, que atrai em média 15 mil participantes do Brasil inteiro.
Segundo a ABStartups, o Startup Awards é a premiação mais representativa do ecossistema brasileiro de startups e inovação. Promovido pela Associação Brasileira de Startups, ele existe para prestigiar os agentes mais importantes do ano no cenário de empreendedorismo digital brasileiro em 15 (quinze) categorias. Os indicados e indicadas são escolhidos através de voto popular e a escolha das pessoas e empresas finalistas e vencedoras é feita pela Academia.
O Startup Awards possui 15 categorias: Investidor Anjo, Profissional de Imprensa, Educação, Hub de Inovação, Aceleradora, Impacto Social, Mentor ou Mentora, Corporate do Ano, Herói ou Heroína, Startup do Ano, Startup Revelação, Comunidade Revelação, Comunidade do Ano, Venture Capital e Universidades.
Reconhecimento
Para Lindomar Góes, membro da Tucuju Valley, esse prêmio representa o reconhecimento de 9 anos de trabalho, que vem sendo realizado no Amapá, com objetivo de criar uma nova vertical Econômica para o estado do Amapá, a vertical da economia digital. Nessa nova economia destacam-se as Startups, que são modelos de negócio altamente escaláveis, que usam alta tecnologia, e possuem capacidade de expansão a nível nacional e mundial. Em seu discurso Lindomar ressaltou: “Se você quer salvar a Amazônia, invista em startup´s da Amazônia, porque você nunca viu uma startup derrubar uma árvore”.
O Sebrae/AP Amapá levou uma delegação com 12 empreendedores de startups para participarem do CASE, através de uma missão empresarial. Eles se juntaram a outras startups amapaenses que já expandiram seus negócios para a capital paulista, formando um time de 31 pessoas para representar o Amapá na premiação.
Apoio do Sebrae/AP
Para Bruno Castro, gerente de Inovação do Sebrae no Amapá, apoiar os empreendedores do segmento de startups e o fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Amapá é fundamental para conectar as nossas empresas à economia digital. As startups do Amapá vem numa evolução significativa, com muitos resultados expressivos que são fruto da parceria e atuação conjunta do Sebrae Amapá com a comunidade Tucuju Valley.
“Em 2022 tivemos a celebração desta parceria de sucesso, com a multiplicação de startups e sobretudo com o reconhecimento nacional da evolução do nosso ecossistema através da premiação para a comunidade revelação do ano no setor de Inovação, a nossa Tucuju Valley. Nossa atuação será sempre no sentido de garantir a ampliação e o fortalecimento do ambiente de negócios para os empreendedores da economia digital no Amapá”.
A comunidade Tucuju Valley foi criada em 2013 por um grupo de empreendedores amapaenses que queriam inovar no Amapá. Foi realizada uma votação para a escolha do nome e o vencedor foi Tucuju Valley.
Fonte: cleberbarbosa.net