Ação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal (PF), e Polícia Rodoviária Federal (PRF), cumpriu mandados de busca nos municípios de Macapá e Oiapoque
Da Redação – com exclusividade
Na manhã desta quinta-feira, 10, uma ação do MPE – GAECO ((Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), em parceria com a PF e a PRF deflagrou uma investigação para combater uma organização criminosa com atuação estruturada em fraudes de procedimentos licitatórios, em contratos de prestação de serviço, inserção de dados falsos em sistemas públicos e desvios de dinheiro público, na Prefeitura Municipal de Oiapoque.
Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão em Macapá e 6 em Oiapoque, na casa de empresários e em empresas de Macapá, e de servidores públicos da PMO.
Segundo o MPE, um dos investigados (dono da empresa contratada), fraudava as licitações para executar obras no município, onde acessava os sistemas públicos com a senha do secretário municipal (fornecida pelo próprio) e inseria as informações falsas que culminavam com o encerramento dos contratos públicos, como se tivesse, cada obra, sido finalizada de fato. Ao final da empreitada criminosa, a empresa recebia integralmente o valor contratado e o dinheiro rateado entre os envolvidos.
De acordo com a apuração, esse empresário praticou diversos crimes da mesma espécie em outros municípios, como Ferreira Gomes e Cutias do Araguari, onde já foram deflagradas outras operações para cumprimentos de mandados.