Mourão critica hipótese de golpe militar e diz que manifestações pacíficas são bem-vindas
Vice-presidente e senador eleito pelo RS se manifestou sobre o assunto pelas redes sociais nesta quarta-feira (2)
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), usou as redes sociais nesta quarta-feira (2) para comentar as manifestações registradas em ao menos 17 estados contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.
“Brasileiros, há hoje um sentimento de frustração, mas o problema surgiu quando aceitamos passivamente a escandalosa manobra jurídica que, sob um argumento pífio e decorridos cinco anos, anulou os processos e consequentes condenações de Lula”, escreveu Mourão.
O senador eleito pelo Rio Grande do Sul fez referência à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os processos do petista. Em março de 2021, o ministro Edson Fachin anulou quatro ações envolvendo Lula. Depois, formou-se maioria para confirmar a decisão.
Na publicação, Mourão diz que, agora, “querem que as Forças Armadas deem um golpe e coloquem o país numa situação difícil perante a comunidade internacional”. Para o vice-presidente, as manifestações ordeiras, em justa indignação, são bem-vindas. “Vemos nelas famílias, idosos, crianças… Todos pessoas de bem.”
Mourão afirma ainda que “está na hora de lançar um manifesto explicando isso e dizendo que temos força para bloquear as pautas puramente esquerdistas, além de termos total capacidade de retornamos muito mais fortes em 2026. “Precisamos viver para lutar no dia seguinte”, finalizou.