BrasilEleições

Norte será a última região a ter votos apurados; entenda o motivo

Dificuldades logísticas fazem com que os dados de locais com menor infraestrutura demorem mais para chegar, diz TSE

O descompasso na apuração de votos entre as regiões brasileiras, fazendo com que a contabilização no Norte e no Nordeste demore mais para ser divulgada, deve ocorrer neste domingo (30), assim como se deu na contagem do primeiro turno. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que os resultados de localidades com maior dificuldade logística na transmissão chegam por último e precisam aguardar na fila de processamento.

Em 2 de outubro, foi possível observar que os primeiros votos divulgados vieram das regiões Sul e Sudeste. Em seguida, vieram os dados de parte do Centro-Oeste e, por último, do Nordeste e do Norte. A situação, segundo o TSE, se repete em todos os pleitos.

Isso porque cada uma das unidades federativas possui questões de logística de transmissão próprias. O tribunal explica que um grande volume de informação chega ao mesmo tempo, mas os que foram registrados primeiro são processados antes.

“Esses dados, ao chegarem ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Justiça Eleitoral, entram em uma estrutura semelhante à de uma ‘fila de banco'”, explica o secretário de Tecnologia da Informação da corte eleitoral, Julio Valente. Regiões com maior infraestrutura de transmissão conseguem enviar os dados com mais facilidade.

A limitação de infraestrutura de telecomunicação em localidades mais remotas e distantes dos grandes centros é um dos motivos para o descompasso. Quanto mais lenta for a capacidade de processamento dos computadores, bem como a estabilidade e a velocidade da rede de dados, mais demorada será a transmissão.

De acordo com Valente, muitas vezes o mesário precisa se dirigir com a urna até um ponto de transmissão da Justiça Eleitoral ou utilizar um telefone via satélite em áreas remotas. Regiões mais pobres do Norte, Nordeste e de parte do Centro-Oeste são as mais afetadas.

Para que os votos entrem no sistema, é necessário que a urna eletrônica seja finalizada, o boletim de urna impresso e a mídia de resultado retirada para que os dados sejam transmitidos à Justiça Eleitoral.

Informações: R7.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo