Da Redação
10 homens e uma mulher. A soldado Regina Costa, conquistou a 6º posição no curso de Mergulhador Autônomo do Corpo de Bombeiros/AP. A honraria lhe colocou em destaque pela força, determinação e persistência. Com isso, ela se torna a 2ª mulher a se formar neste curso, que é considerado um dos mais difíceis em termos técnicos. A militar falou das fases complexas do curso.
“É algo inexplicável. O curso é muito difícil. Muitos tentam e poucos conseguem. Para mim como mulher, é mais difícil ainda, porque querendo ou não, fisicamente, somos menos resistentes. O corpo não suporta as dores que você sente, mas o psicológico ajuda muito. A desistência do curso existe em todos os momentos, mas com a conquista de cada dia que se passa, seu corpo e sua mente te tornam fortes para superar todas as adversidades”, disse muito emocionada, a soldado Regina Costa.
Ela é da Comunidade Campina do São Benedito na Região do Pacuí, deixou a cidade para estudar. O pai da militar que é agricultor conta que sempre acreditou no potencial da filha.
O curso de mergulhador autônomo é um dos treinamentos mais difíceis e complexos, e tem o objetivo de preparar o bombeiro para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático.
As águas turvas da nossa região dificultam a visibilidade dos militares no momento das ocorrências; por isso, as técnicas são voltadas para o sentido do tato que prevalece nesses casos.
Reportagem: Elidiane Amaral
Imagens: Paulo Leal