CidadeEleições

Exército Brasileiro dará apoio logístico no 2º turno das eleições no AP

Da Redação

Visando garantir apoio logístico e a segurança no 2º turno das eleições que acontece neste domingo, (30), a Justiça Eleitoral encaminhou ofício ao Exército Brasileiro, por meio da 22ª BIS (Brigada de Infantaria e Selva – Regional Maranhão, Pará e Amapá), com o destacamento das tropas que já se deu início.

“O trabalho de garantia de votação e apuração realiza 2 vertentes: segurança e logística. Aqui no Estado, foi solicitada essa logística especificamente em 3 localidades: Distrito de Vila Brasil (Oiapoque) e nas aldeias Cumenê e Cumarumã (dentro das terras indígenas Uaçá). É um trabalho que estamos acostumados a realizar, com a integração com outros órgãos da segurança pública do Amapá, não sendo necessária o envio de tropas federais”, disse o Gen. João Gobert, comandante do 22º BIS.

No caso do estado do Pará, que também é competência da Brigada do 22º, há 7 municípios com difícil acesso (distância de localidade e deslocamento fluvial), lembrando ainda que no Sul do estado, compete já a Brigada do 23º BIS (Marabá).

No caso do Maranhão, houve o apoio em 100 municípios no 1º turno. Agora no 2º turno, reduziu para 86. Essa demanda por segurança representa presença de tropa, respeitando sempre o dispositivo legal de distanciamento de 100m dos locais de votação.

No Amapá, esse apoio logístico se dá primeiramente, com o TRE/AP organizando todo a parte do controle do material eleitoral e o Exército fornece o transporte. Nestas 3 localidades do Amapá, serão usadas embarcações (voadeiras), e a própria presença dos militares, causa esse efeito de segurança, embora não houve registro negativo nessa eleição.

Reportagem: Patrick Almeida

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo