Cidade

Enxaqueca X Labirintite: especialista dá dicas para diagnóstico e tratamento

Da Redação

Você já deve ter escutado alguém falar que sente tontura, náusea ou vista escura. As pessoas logo relacionam estes sintomas à enxaqueca ou labirintite. Mas, calma! Todos esses sintomas precisam ser diagnosticados por um profissional da área.

“É importante saber diferenciar as duas doenças, pois elas podem apresentar sintomas semelhantes. A enxaqueca é relacionada ao setor neurológico, onde o paciente apresentar dor localizada na região da cabeça (algumas vezes em algum local específico), em pontos ou alterações visuais, ocasionando assim, náuseas e vômitos. A labirintite é uma doença do labirinto (localizada na região do ouvido). Esse paciente apresenta como queixa principal, a vertigem (ilusão de movimento), onde o paciente sente o ambiente girando ao seu redor, onde também pode ser náuseas e vômitos, mas não com dores, como a enxaqueca”, disse a doutora Vanessa Brito, especialista na área de otorrinolaringologia.

Uma dica da especialista para quem sofre de tonturas crônicas ou com quadros agudos, com crises passageiras, é não fechar os olhos, pois a visão faz parte do nosso sistema de equilíbrio; fique sentada, com a coluna ereta e manter a vista num ponto fixo, com respiração controlada, tentando manter seu pensamento em estado de calmaria.

Labirintite tem cura, mas pra ter a saúde restabelecida, o paciente precisa da realização e um diagnóstico de um especialista, além de exames mais detalhados (coleta de sangue, tomografia, radiografia, etc), e tomar a medicação adequada indicada pelo profissional.

Reportagem: Elidiane Amaral

Imagens: Paulo Leal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo