“A política pública é primordial para o enfrentamento ao câncer. Sem isso, pessoas seguiram morrendo de forma dolorosa e silenciosa”, disse o padre Paulo Roberto
Elden Carlos
Editor
O Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma) lançou a campanha Outubro Rosa, versão 2022, trazendo este ano como tema: “Mulher por Inteiro”. Durante entrevista nesta sexta-feira (07) ao programa “Primeira Opção” (Equinócio 99,1FM), o presidente do instituto, padre Paulo Roberto, declarou que o objetivo é incentivar as mulheres a realizar os exames preventivos no sentido de diagnosticar qualquer suspeita de neoplasia maligna da mama. Padre Paulo lembrou que o momento não é falar de morte, mas, sim, de vida.
“É uma bandeira pela vida. Não estamos aqui para falar de morte, de dor, de sofrimento, estamos aqui para falar de vida. Por isso, sempre enfocamos a prevenção como política pública primordial nesse enfrentamento”, disse
Ele lembrou que essa falta de compromisso das autoridades locais com as políticas públicas de prevenção é responsável pela perda preciosa de vidas humanas, e que a grande maioria dessas mortes sequer chega ao conhecimento da sociedade.
“As pessoas que não conseguem um diagnóstico morrem mais cedo, sem chance alguma de lutar pela vida. Outras, conseguem descobrir a doença, mas enfrentam graves problemas sem o tratamento adequado. O tratamento é caro e o sistema público, que tem a obrigação de garantir esse suporte, não o faz. No caso específico do Amapá, não temos um hospital de referência equipado com quimioterapia e radioterapia. Então, as pessoas precisam sair do estado. É quando surge uma nova barreira. Elas não conseguem acesso ao TFD. Enfim, esperamos que com a eleição desses novos governantes a luta contra o câncer se torne, de fato, uma política pública efetiva”, desabafou.
Sobre a campanha Outubro Rosa, o líder religioso lembrou que o mês de reforço à prevenção iniciou com uma caminhada e celebração eucarística no Hospital de Amor. A programação terá ainda a Corrida Outubro Rosa, marcada para o dia 12.
“Também lançamos a Quarta Rosa com Ciência. O objetivo é mostrar a visão do Ijoma sobre a necessidade de se implantar a informação, o conhecimento, a tecnologia e ferramentas técnicas como forma de transformação. Além disso, são realizadas palestras, exames de PCCU, testes rápidos e exames laboratoriais”, concluiu.
A programação do Outubro Rosa segue até o dia 26 com a realização de exames, palestras, lives, corrida, ação social para professores e bingo beneficente.
No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a). Para o Amapá, a projeção de casos diagnosticados como positivos da doença é de 70 casos.
As taxas brutas de incidência e o número de novos casos estimados são importantes para estimar a magnitude da doença no território e programar ações locais.