Candidato do União Brasil venceu corrida por vaga na Casa legislativa após mais de 95% das urnas apuradas
Davi Alcolumbre (União Brasil) foi eleito ao Senado pelo Amapá neste domingo (2). O resultado foi confirmado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após mais de 95% das urnas totalizadas.
Com os números já apurados, a segunda colocada foi Rayssa Furlan (MDB), que não tem mais condições matemáticas de alcançar Alcolumbre e levar a cadeira amapaense em disputa no Senado.
Nascido em Macapá, capital do Amapá, Alcolumbre cursou ciências econômicas na Ceap (Centro de Ensino Superior do Amapá). Entretanto, o político, com passagens pelo PDT, PFL e DEM, não conseguiu concluir o ensino superior.
Já na vida pública, Alcolumbre assumiu o primeiro cargo em 2001, quando se tornou vereador pelo Macapá. Nas eleições seguintes, em 2002, conquistou a cadeira na Câmara dos Deputados pelo Amapá, permanecendo na função até 2015, quando se tornou senador, também pelo Amapá.
Alcolumbre ficou nacionalmente conhecido por presidir o Senado brasileiro entre 2019 e 2021, sendo sucedido por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Além de Davi Alcolumbre e Rayssa Furlan, que ficou com mais de 40% dos votos, concorreu ao cargo Capi (PSB), com cerca de 5% dos votos. Outros candidatos não tiveram mais do que 5% dos votos válidos.