Serviço será disponibilizado a partir de segunda-feira (26) em todos os Cras
Com a missão de ampliar os serviços que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) firmou parceria com a CEA Equatorial nesta quinta-feira (22) para ofertar o cadastro no programa “Tarifa Social de Energia” também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Macapá.
O serviço será disponibilizado a partir de segunda-feira (26) em todos os Cras. Para o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, a parceria vai ajudar a ampliar o benefício.
“Nossa parceria é de suma importância para que a gente possa fortalecer e garantir que cada vez mais famílias sejam contempladas. A Semas está trabalhando na divulgação e atendimento dessas famílias de baixa renda”, reforçou.
Toda a base do sistema será disponibilizada pela CEA Equatorial. Para cada cadastro realizado, a empresa repassará o valor de R$ 4,50 ao centros. O montante será revertido em benefícios para a unidades, com a aquisição de equipamento como centrais de refrigeração, impressora ou computador.
De acordo com a executiva da Equatorial, Geaneide Vilhena, os atendentes de base irão trabalhar fazendo abordagem direta ao cidadão nas sedes dos Cras. “Os nossos funcionários serão capacitados e utilizarão os sistema ‘Somos’, capaz de realizar o cadastro apenas com o número do NIS [Número de Inscrição Social]”, explica.
Atualmente, cerca de 46 mil famílias de baixa renda recebem o benefício da Tarifa Social. No Amapá, os descontos na conta de energia de quem possui o NIS ativo pode chegar a 100%. A Central do Cadastro Único (CadÚnico) já disponibiliza o cadastro da Tarifa Social.