Público lotou a sede do distrito durante as atrações, como concurso, aparelhagem e momento cultural
Quem aproveitou a noite deste sábado (17), em São Joaquim do Pacuí, não se arrependeu. A 29ª edição do Festival do Inajá movimentou o distrito, fomentando o turismo e a cultura local. A animação rolou solta com atrações musicais e aparelhagem, concurso da Miss Inajá 2022 e escolha da melhor iguaria, artesanato e maior cacho do fruto.
O festival aproxima crianças, jovens e adultos dos costumes, tradições culturais e da história das comunidades da região do Pacuí. Por isso, um dos ápices da festa é o momento cultural com a escolha do maior cacho de inajá.
O agricultor Ivanildo Braga, conhecido na comunidade como “Seu Peixe’’, foi o grande vencedor da categoria. ‘’Agradeço muito a Deus e a mãe natureza por ter dado a possibilidade de cultivar o inajá, que sempre amadurece no período de setembro a outubro’’, comemora.
E o que seria de uma boa festa sem um concurso de valorização da beleza nortista? A escolha da Miss Inajá é uma tradição dentro do festival, feito para homenagear as mulheres da região do Pacuí.
Em 2022, quem faturou o primeiro lugar foi a representante da comunidade da Liberdade, Natália Magno, de 19 anos. Vencer o concurso significou a realização de uma conquista pessoal na vida da jovem campeã.
‘’Eu sempre tive o sonho de ser a Miss Inajá, aqui da nossa comunidade, por todo o amor e o encanto do evento. A festividade ajuda o Pacuí a se desenvolver. Também representa muito para minha comunidade. Agradeço a todos que me ajudaram a ganhar’’, destaca.
Para vencer o concurso, a indumentária é fundamental. A vestimenta conta com a sensibilidade dos artesãos na confecção das peças. A artesã Nilda Ferreira, foi a responsável pelo glamour da campeã. O traje completo tinha adereços de cabeça e braços, sandália de salto com traços até a altura do joelho e um conjunto todo trabalhado de produtos derivados do inajá.
‘’A indumentária ficou pronta, mais ou menos, em um mês. Eu fiz sozinha sem ajuda de ninguém. Toda a roupa foi fabricada com derivados do próprio inajá. Usei palhas, sementes, ganhos e até a florzinha que dá no cacho. Por isso, ver a Natália ganhar é muito gratificante’’, celebra.
Música
Para os apaixonados pela cultura melody, as marcantes fizeram o coração acelerar ao som de vários hinos populares durante a apresentação da aparelhagem Trepidante. A dança aproximou vários casais para celebrar o ritmo nortista.
Somando as atrações culturais do Festival do Inajá, a artista Dani Li agitou os presentes com um show de arrepiar. O momento musical foi preparado para todos os gostos.
A 29ª edição Festival do Inajá é coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), com apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e realização da Associação Esporte Clube São Joaquim do Pacuí.
‘’O retorno da festividade significa valorização da região do Pacuí. Na parte cultural, pensamos em uma programação animada, que movimenta todos os tipos de público, respeitando o regionalismo e tradições culturais da comunidade”, explica o diretor-presidente da Fumcult, Olavo Almeida.